Acupuntura

A palavra acupuntura vem do latim, da conjunção dos termos “acus”, que significa agulha e de “punctura”, que denota perfuração. As agulhas são colocadas em pontos específicos, localizados nos chamados meridianos, que são canais de energia conectados aos órgãos vitais (rim, coração, intestinos) e, nestes canais, percorre a energia ou Qi (escrito também como Chi ou Ki). Quando os pontos são estimulados, eles ajudam a reequilibrar a energia do corpo e dos órgãos.

E para quem não gosta de agulhas, a acupuntura traz soluções. Existem também técnicas de acupuntura que não necessitam da inserção de agulhas. Há a acupuntura a laser que é eficiente e indolor, o uso de ventosas, de mocha e haihua (um aparelho eletromagnético).

Do ponto de vista biomédico ocidental, o estímulo acupuntural promove a produção de substâncias neurotrasmissoras que atuam na modulação da dor e ajudam a equilibrar também o humor e as emoções.

Antes de colocar as agulhas, o profissional acupunturista precisa fazer uma anamnese, ou seja, precisa analisar e conhecer o estado de saúde do paciente, segundo a medicina chinesa, além de identificar os desequilíbrios e as necessidades do indivíduo

 

Medicina Tradicional Chinesa.

Trato a dor do corpo e da alma.( Só não consigo trazer o seu amor de volta kkkkk, já o amor próprio eu garanto).

A base do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), está na observação dos sinais e sintomas do paciente, uma vez que eles refletem a condição dos Sistemas Internos. Uma boa observação desses elementos proporciona ao terapeuta uma valiosa ferramenta de trabalho, pois “observando o exterior é possível auscultar o interior”.

O todo está em cada parte e cada parte contém o todo. Isso indica que, através da observação de uma pequena parte do corpo é possível obter informação detalhadas de todo o Sistema Interno.

AURICULOACUPUNTURA. É um tratamento baseado no equilíbrio da atividade orgânica, por meio de estimulos no pavilhão auricular (orelha), que aliviam a dor. É um poderoso instrumento de tratamento de diversas doenças, principalmente dores em geral. Não há contra indicação. É utilizada após a sessão de ACUPUNTURA, com a intenção de prolongar o efeito do tratamento. O paciente é orientado a permanecer com as esferas durante 3 a 4 dias, massageando- as pelo menos 3 vezes ao dia.

1. O que é a Auriculoacupuntura...

A auriculoacupuntura chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo), que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, nos aspectos preventivos e curativos. Nas últimas décadas, a técnica vem se difundindo por todo o mundo em função da crescente aceitabilidade pelas comunidades científicas.

2. Indicações e vantagens da Auriculoacupuntura.

A auriculoacupuntura tem sido muito eficaz como tratamento. Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoacupuntura incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos, para citar alguns. Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados. Excelente resultado para o emagrecimento.

 

 

 

VENTOSATERAPIA. É segura e não apresenta contra indicações. Seu objetivo terapêutico é expandir os vasos, pela pressão negativa, melhorando e desobstruindo a circulação estagnada. Eliminando os gases e as toxinas estagnadas no corpo pela pressão negativa produzida pelo vácuo, tornando o sangue bioquimicamente equilibrado, com o pH das células homogeneamente estável. É eficaz para dores musculares, artrites, tratar gripes, dores crônicas,  retirar fibrosidade e adesões e alterações menstruais dolorosas.

 Tratamento com a técnica de Ventosas.
Indicações clínicas para o tratamento com Ventosas.
• Relaxar e combater o estresse; 
• Eliminar os nódulos de tensão; 
• Aliviar dores musculares, nevralgias, artrites, lombalgia etc; 
• Facilitar movimentos articulares; 
• Manter a flexibilidade dos músculos e evitar fibrosidades e adesões; 
• Aliviar problemas de reumatismo; 
• Melhorar a circulação sanguínea (“limpeza” e reequilíbrio do pH sanguíneo); 
• Favorecer a respiração da pele, facilitar as trocas gasosas nos tecidos periféricos; 
• Acabar com formigamentos e dormências nos membros superiores e inferiores; 
• Mobilizar as secreções dos pulmões.
A ventosaterapia também é empregada em Tratamentos Estéticos. 
• Melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas; 
• Reduzir a celulite; 
• Reduzir a gordura localizada.

 

Emagrecer através da Acupuntura


A Acupuntura ajudará você a eliminar peso, pois o tratamento colocará você em condições de emagrecer.
Isso quer dizer que o tratamento realizado com a Acupuntura equilibrará o seu metabolismo, diminuirá a sua ansiedade, ajudará você a controlar a compulsão por comida, e ajudará o seu organismo a eliminar as toxinas de forma mais eficaz.
Enfim, o que a Acupuntura faz é regular o seu organismo, melhorando o funcionamento dos seus órgãos e proporcionando bem-estar, o que, consequentemente, levará à perda de peso”.


Benefícios que auxiliam na eliminação de peso:

1 – A Acupuntura ajuda a controlar o apetite.
2 – A Acupuntura combate a prisão de ventre.
3 – Melhora a qualidade do sono.
4 – Ajuda a combater a ansiedade em excesso.